Os brindes promocionais são uma forma eficaz e de baixo custo dos negócios conquistarem novos clientes e fidelizarem os antigos. E é, provavelmente, a estratégia de marketing de mais baixo custo que poderá implementar. Tudo isto de forma simples, fácil e bastante rápida, o que hoje em dia ganha redobrada importância. Afinal de contas, como diz a sabedoria popular, tempo é dinheiro.
Não é por acaso que todos os negócios recorrerem a esta estratégia, incluindo multinacionais já bem estabelecidas no mercado internacional. A sua relação entre custo e benefício é extremamente competitiva e os resultados apresentados ao longo das décadas estão aí para o comprovar. Assim, é fácil perceber a vantagem e a importância dos brindes personalizados promocionais para qualquer negócio, independentemente da sua área de intervenção.
Além disso, vários estudos têm sido feitos sobre o assunto, que ajudam a comprovar de forma analítica esta importância. Por exemplo, os números demonstram que 89 por cento dos consumidores garantem conseguirem lembrar-se do nome de uma marca até 24 meses depois de terem recebido um brinde gratuito dela. Mas não só. Eis 5 razões pelas quais os brindes personalizados são cruciais para qualquer negócio.
1. É UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING EFICAZ E DE BAIXO CUSTO
Para as pequenas empresas ou mesmo para quem está a começar um negócio, o dinheiro inicial é sempre o mais difícil. Por isso, é sempre difícil implementar grandes estratégias de marketing numa fase inicial. A solução, neste caso, passa por isso por recorrer a ferramentas de promoção low cost, digamos assim. É que o investimento em brindes promocionais pode ser baixo, mas o seu impacto é bem alto. Os brindes personalizados são uma mais-valia em qualquer negócio, fidelizar consumidores e trazem valor acrescido à sua marca.
2. PERMITE RECONHECER A SUA MARCA MAIS RAPIDAMENTE
Reconhecer uma marca é meio caminho andando para o sucesso de qualquer negócio. Por exemplo, quem é que não reconhece um McDonalds à distância, apenas ao ver ao longe os seus arcos amarelos? E os brindes promocionais são uma ótima forma de conseguir isto. Basta ver os estudos que demostram que 89 por cento dos consumidores confessa conseguir reconhecer uma empresa ou uma marca durante os dois anos seguintes a ter recebido um brinde promocional dela. Quem é que não quer isto para o seu negócio?
3. AUMENTA A EXPOSIÇÃO DO SEU PRODUTO
Um anúncio na televisão ou num jornal é permanente, mas passa em frente aos nossos olhos durante poucos segundos. Em contrapartida, um brinde personalizado promocional fica com o cliente para sempre. Ou, pelo menos, por muito mais tempo. Uma t-shirt com o logo da sua empresa fará o cliente lembrar-se do seu negócio sempre que a usar, já para não falar de todos os seus amigos, colegas e familiares que o irão ver a utiliza-la. Ou seja, a exposição de um brinde promocional é exponencialmente maior do que qualquer outro suporte de marketing.
4. FUNCIONA COMO CARTÃO DE VISITA
Os cartões de visita são muito importantes para se apresentar junto dos clientes e outros parceiros do mercado. Mas a verdade é que, enquanto produto de marketing, não são muito eficazes. Por sua vez, os brindes promocionais funcionam igualmente como um cartão e visita do seu negócio, ao mesmo tempo que o promove. Com a oferta d brindes promocionais está assim a caçar dois coelhos com uma só cajadada, aumentando também a eficiência do seu investimento.
5. FIDELIZA CLIENTES
Nas últimas duas décadas o mercado mudou radicalmente, muito graças ao advento da internet, dos dispositivos móveis e da democratização das redes sem fios. Mas não é só o mercado que mudou, também os consumidores se alteraram significativamente. Hoje em dia, deixaram de ter um papel passivo no processo e tornaram-se mais exigentes e conscientes na relação com as empresas. Assim, tão importante como conquistar novos consumidores é também fidelizar os antigos. E entre todas as estratégias de marketing para esse efeito, a oferta de brindes promocionais continua a ser uma das mais eficazes. E quanto mais útil e de qualidade for o brinde promocional, mais fiel será o cliente.